Por que a sua vida pode estar uma merda?

Já viemos equipados de fábrica com 02 dispositivos: o da reclamação e o do drama.

Desde pequenos somos doutrinados a sempre termos algo para reclamar e sermos autocentrados em nossos umbigos e nossos desejos.

Claro, que estes dois dispositivos são de proteção e só querem nos livrar do sofrimento, que são 90% das vezes imaginários.

Levando isto em consideração, deixa eu te contar alguns fatores identificados e vivenciados por mim que podem estar tornando a sua vida um verdadeiro caos:

1.       Você não assume a responsabilidade pelos seus sentimentos. Não adianta culpar o outro, não adianta querermos que o outro atenda todos os nossos desejos e idealizações. Assim como você, o outro também tem necessidades a serem atendidas. Identifique primeiro os seus sentimentos e necessidades antes de sair fazendo birra, achando que o outro tem a obrigação de realizar todas as suas vontades e expectativas.

2.     Você não assume 100% de compromisso nas suas decisões e combinados. Pergunte a você mesmo: eu assumo 100% de compromisso comigo e com as pessoas com quem combino alguma coisa? Avalie se você realmente está honrando suas decisões, não só com o outro, mas principalmente como você mesmo. Uma vez escutei de um mentor que só nos comprometemos realmente com algo quando estamos cansados de nos sentirmos medíocres e insatisfeitos.

3.     Você não tem clareza do que quer. Esta é uma das maiores ciladas que podemos cair. Quando estamos no piloto automático, acreditando em monte de mimimi interno e externo, sem filtrar e validar o que realmente tem a ver com a gente e com os nossos valores. Acabamos por tomar decisões baseadas no ego, no medo e nas ilusões. E como todos sabem, “castelo de areia pode até ser bonito, mas não tem sustentação”.

4.     Você ainda não criou uma disciplina para conquistar o que quer. Tem uma frase da banda Legião Urbana que diz: DISCIPLINA É LIBERDADE. Para mim isto faz muito sentido. Primeiro porque precisamos disciplinar a nossa mente manhosa que mente pra gente. Segundo que a disciplina gera consistência, ingrediente essencial para alcançar qualquer objetivo, meta, resultado e sei lá mais o que você escolher. Escolha uma disciplina diária e coloque-a em prática sem desculpas. Milagres acontecem quando a gente faz isso. ;-)

5.     Você não se posiciona.  Quantas vezes você disse SIM querendo dizer NÃO e também o contrário? Quantas vezes por medo, por culpa, por vergonha você passou por cima do que acreditava e sucumbiu as suas opiniões, criações e sentimentos. O não se posicionar angustia, entristece e nos deixa reféns da nossa própria postura. Te desafio hoje falar NÃO para coisas que não quer e falar SIM para as suas necessidades.

A identificação destes fatores na vida exige um processo de auto investigação para serem entendidos, elaborados e começados. Isto tem um preço. Você está disposto a pagar? Eu estou! Todos os dias. Muito mais angustiante e aprisionador é viver nos calabouços do drama, da reclamação e da autolástima.

Seguimos adiante,

Alinne Ferreira

foto: free stock photos

Alinne FerreiraComment