Qual é a função do trabalho na sua vida?

Qual é a função do trabalho na sua vida?

Trabalhar é “contribuir por meio de serviços particulares para a existência de todos, afim de assegurar a sua própria.”  H. Wallon

Quando li esta frase confesso que foi como se sinos badalassem em minha mente. Se analisarmos profundamente a missão de toda profissão é ajudar alguém, para ajudarmos a nós mesmos. É isso que dá sentido ao mundo do trabalho.

Não existe profissão boa ou profissão ruim, existe a mais adequada para você! E hoje vivemos um momento sem precedentes em que temos muitas escolhas, onde podemos ser o que quisermos, e para isso precisamos fazer escolhas.

No meu caso, comecei a minha vida profissional em 1994, fazendo um estágio em um escritório de contabilidade e a partir deste momento minha trajetória profissional deu várias e várias guinadas.

Fiz inúmeras escolhas, e confesso que como a maioria dos jovens entre 14 e 24 anos não tive nenhuma orientação direcionada para escolha de uma profissão. De acordo com dados pesquisados pela Cia de Talentos em 2014, apenas 20% dos universitários brasileiros buscam algum tipo de orientação profissional para fazer a escolha do seu curso.

Mesmo em pleno século XXI, aonde inúmeras possibilidades profissionais nascem todos os dias, ainda somos viciados a doutrinarmos nossos jovens a fazerem escolhas tradicionais, ditas mais “seguras”, como se existisse uma fórmula mágica para o sucesso. Quando vocês descobrirem me falem, por favor, ok?

O que conheço como fórmula do sucesso é um processo de fazer escolhas, de se construir, olhar para dentro e reconhecer o que você tem de melhor, e depois descobrir como vai colocar isso em prática no mundo. E, é aí que a gente se enrola.

Bombardeados por inúmeras influências familiares, escolares, sociais e culturais nos sentimos perdidos no meio deste turbilhão de opções, onde nem sempre temos parâmetros ou maturidade mesmo para escolher.

Eu sempre digo que vocação é um processo de construção, onde passo a passo vamos escolhendo nossa formação, nossas experiências, nossos relacionamentos e, aonde vamos desenvolvendo mais e mais conhecimentos, habilidades e atitudes.

Hoje, te recomendo olhar internamente e resgatar na lembrança as suas escolhas profissionais. Identifique quais realmente foram suas? Quais você realmente se sentiu motivado e inspirado a escolher, quais tinham mais haver com as suas qualidades e talentos natos.

Por último, responda a pergunta que intitula este texto: Qual é a função do trabalho na sua vida?